dezembro 15, 2008

Estudo do IBGE diz que Cuiabá não tem favelas


Redação do site TVCA

·

A Pesquisa de Informações Municipais 2008, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (12) revelou uma surpresa. Dos 37 municípios com mais de 500 mil habitantes apenas Cuiabá, capital de Mato Grosso informou a inexistência de favelas.

Nos dados revelados pelo instituto, a incidência dos agrupamentos de favelas é maior em municípios mais populosos. Um terço das 5.564 cidades do país declararam a presença de favelas ou assemelhados em seu território. As Regiões Norte e Sul (com 41% dos municípios) apresentam as proporções mais elevadas, seguidas pelo Nordeste (32,7%), Sudeste (29,7%) e Centro-Oeste (19,5%).

A reportagem do site da TV Centro América entrou em contato com a Central Única das Favelas (Cufa). O coordenador da Central, Paulo Ávila, constesta a inexistência de favelas na capital. "A gente encara que aqui existe favela. A favela não é apenas uma casa em cima da outra. Muitos bairros de Cuiabá são iguais a favelas do Rio de Janeiro ou São Paulo", questiona.

O coordenador ainda justifica sua posição ao afirmar que a presença de asfalto não retira dos bairros a classificação de favela." Nosso bairros tem asfalto. Favela não significa não ter asfalto", confirma.

Já em relação à população, 27,7% dos municípios com até 50 mil habitantes declararam a existência de favelas em seu território, e esse índice passa a 70,8% dos municípios que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes.

Ainda de acordo com a pesquisa, o problema dos loteamentos irregulares ou clandestinos, que estão presentes em mais da metade dos municípios do país (53,2%), é mais incidente nas regiões Sul (62,4%) e Sudeste (59%), seguidas pelas regiões Norte (57,9%), Centro-Oeste (47,9%) e Nordeste (41,9%). O levantamento constatou um crescimento no número de municípios com famílias cadastradas em programas habitacionais. Em 2001, 56,2% dos municípios declararam ter cadastros dessa demanda. Em 2008, esse índice subiu para mais de 80%.

favelativa se pronuncia:
Convido todos (as) para uma visitinha no bairro Jardim Vitória onde morramos e atuamos, ou no Florianópolis ou até mesmo no Jardim União, bairros ou favelas vizinhas onde esgoto rola a céu aberto, ficamos sem medico por até 3 meses nos postos de saúde e por ai vai.Se o conceito de favela é a falta de infra-estrutura, Mato Grosso tem várias delas.
Por anos nos fizeram acreditar que ser favelado era uma coisa pejorativa, ruim, nos chamavam, de grileiros, sem teto não tínhamos alto estima. Na minha infância morei por oito anos no Três Barras um bairro remanescente de invasão que fica bem ao lado da maior Cohab de Cuiabá o CPA que tem toda infra-estrutura lindo lugar para si viver.E quando nos perguntavam onde morávamos? Tínhamos costume de dizer que era no final do CPA ao invés de dizer Três Barras, os anos foram passando e vimos o lado bom de viver aqui na favela e que podíamos fazer muito por nós mesmo, tivemos muitos embates dentro da própria comunidade que tinha dificuldade de se reconhecer, e para mudar isto demos visibilidade às coisas boas que aqui existem, lutamos para que outras pudessem existir sem medo de nos reconhecer quanto o que somos e acreditamos favelados com orgulho, encontramos nossa identidade favela.
As mídias sensacionalistas fazem uma exploração tremenda da violência em especial os programas policiais mais não mostram por uma questão de conveniência o que causa esta violência vou citar alguns: a falta de áreas de lazer, esporte e cultura, caso façam uma visita irão comprovar que não tem uma praça em nem uma dos bairros aqui citados, enquanto nos bairros chiques tem de monte e ficam abandonadas.
Falando um pouco mais sobre conveniência, é muito conveniente não reconhecer as favelas e dizer que ta tudo lindo em Mato Grosso, e o que esta sendo feito em matéria de políticas públicas? Será suficiente? Não precisamos investir mais em infra-estrutura, saneamento, educação de qualidade, cultura e esporte?
O Convite está aberto, a visita será bem vinda para assim conhecer a realidade que existe na favela de Cuiabá.
Adnilsom da silva Lara (DJ taba)
Favaletiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

pedimos mas atencao pelo bairro coophema e jardim gramado agradecido pela comprençao