novembro 26, 2008

Novo Blog Agita o Hip Hop Cuiabano.


Cuiabá ganha mas um importante meio de comunicação alternativa para a difusão de sua cultura em especial o hip hop, stylurbano.wordpress.com .

Para sabermos mais sobre o blog trocamos uma idéia pelo msn com o cezza que e o responsável pelo blog.

Dj Taba diz:

me diz uma coisa qual o objetivo do blog

?

"http//stylurbano.wordpress.com/ diz:

DE DIVULGAR OS ARTISTA E SUAS ARTES DO HIPHOP BRASILEIRO E MUNDIAL

Dj Taba diz:

como surgiu a edéia?

"http//stylurbano.wordpress.com/ diz:

SURGIU ATRAVESDE MUITOS CONTATOS E MATERIAIS QUE RECEBI DE TODAS AS PARTES DA AMERICA DO SUL E OUTRAS PARTES DO UNIVERSO HIPHOP,

Dj Taba diz:

a quanto tempo tem o blg

?

"http//stylurbano.wordpress.com/ diz:

2 semanas

e no momento 900 visitas

Dj Taba diz:

loco

e vamos falar um pouco sobre você

"http//stylurbano.wordpress.com/ diz:

sim

Dj Taba diz:

em quais projetos voce esta invouvido?

"http//stylurbano.wordpress.com/ diz:

estou envolvido no momento como espaço invasão hip hop que e um festival que acontece algumas edições anualmente no lado sul de Cuiabá

também como projeto do cd rapevolucionamente que vem com 14 faixas e algumas participações

e o coletivo Cuiabá hip hop com alguns manos da região do tijucal

Dj Taba diz:

loco

"http//stylurbano.wordpress.com/ diz:

também como produtor cultural pela secretaria municipal de cultura de Cuiabá -MT

Dj Taba diz:

e como esta sendo a sua participação no festival consciência hip hop

http//stylurbano.wordpress.com/ diz:

no sentido de parceria de produtor de rapper de ativista do movimento hip hop de Cuiabá e de mato grosso

Dj Taba diz:

Deixa teu contato para quem quer portar ou te mandar matéria para o blog

"http//stylurbano.wordpress.com/ diz:

cezzarap@gmail.com czaohiphop10@hotmail.com

http://stylurbano.wordpress.com

mando um salve a todos que ate hoje contribuíram para esse movimento de mato grosso –do brasil em fim o universo hiphop

paz a todos e noizz.

Programação do festival consciência hip hop



Com nova data, Festival Consciência Hip Hop divulga as atrações

Festival acontecerá nos dias 20 e 21 de Dezembro e reunirá artistas de toda a Região Centro Oeste

A quarta edição do Festival Consciência Hip Hop – Movimentos do Cerrado acontecerá nos dia 20 e 21 de Dezembro, no Clube Feminino, em Cuiabá. A maior celebração do Hip Hop do Centro Oeste, reunirá rappers, dançarinos e produtores culturais de todos os estados da Região.

Já aconteceram três prévias do Festival no interior do estado: Uma em Aragarças, outra em Barra do Garças, e a última, em Sinop, no dia 15 de Novembro. A próxima será no município de Juara, onde palestras, shows e oficinas serão realizadas, inaugurando oficialmente a Cufa no município.


Gog - Rapper de Brasília será homenageado

No dia 20, em Cuiabá, a principal atração é o Prêmio Consciência Hip Hop, que objetiva dar visibilidade aos artistas e produtores do cerrado com uma premiação simbólica, reconhecendo o trabalho destes artistas "Fora do Eixo". Negga Gizza, uma das fundadoras da Cufa, fará a apresentação e entrega dos prêmios, e o rapper, Gog de Brasília, será o homenageado da noite. Serão dez categorias no Prêmio Consciência Hip Hop, onde um júri especializado fez as indicações, mas o público decidirá quem são os melhores, por meio da votação, no site www.conscienciahiphop.org.br.


Nega Gizza apresentará o Prêmio Consciência Hip Hop

A programação segue com Batalha Consciência Hip Hop, que também é uma forma de dar visibilidade a dançarinos e dançarinas, mas se estende a outras regiões do país, e a premiação é em dinheiro (valor também simbólico), considerando e estimulando todas as formas de expressão do Break brasileiro.

Dois palcos serão montados no Clube Feminino. No Palco alternativo, acontece o Prêmio Consciência Hip Hop, o Festival Consciência Rap, e a Batalha Consciência Hip Hop. A programação do Espaço Invasão Hip Hop (palco subsolo), ainda não esta fechada, assim, quem quiser fazer parte da Programação do Festival Consciência Hip Hop, ainda há tempo. Entre contato pelo telefone (65) 3028-1114.

TRANSMISSÃO AO VIVO
Em parceria com o Circuito Fora do Eixo, o Festival será transmitido ao vivo pela Web Rádio Fora do Eixo. O modelo de transmissão já vem sendo utilizado em grandes festivais de artes integradas do país, como o Festival Calango, o Festival Jambolada (MG), Festival de Cururu e Siriri, entre outros. A curadoria será feita pelas Mídias Integradas Cuiabanas (www.mic.foradoeixo.org.br) e a transmissão ao vivo poderá ser conferida no site do Festival.

MUTIRÃO DE RELEASES
Também com a curadoria das Mídias Integradas Cuiabanas, o Festival Consciência Hip Hop realizará, um Mutirão de Releases. Uma dificuldade encontrada na Pré Produção do Festival, é a falta de releases dos grupos de rap da capital, fato este reflete a necessidade do investimento em formação de novos gestores culturais. No mutirão, os artistas se capacitarão para a divulgação de seu grupo, aprendendo noções básicas de elaboração de release, fotos e ainda produzirão seu Myspace.

SERVIÇO
Festival Consciência Hip Hop
De 20 a 21 de Dezembro, no Clube Feminino (Secretaria Municipal de Cultura)
Ingressos a R$ 5,00.


Assessoria de Comunicação
Fernanda Quevedo – Cufa
favelacomunicacao@gmail.com
(65) 30238-1114 | 9287-5518



novembro 25, 2008

Exposição de figurinos resgata trajetória de Liu Arruda

Exposição de figurinos resgata trajetória de Liu Arruda

Projeto faz parte das ações da I Convenção de Moda de Cuiabá e conta com curadoria da Cia Pessoal de Teatro

Nesta quinta-feira, 27 de novembro, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá receberá o lançamento da exposição "Quarto de Vestir", homenagem a um dos ícones da cultura cuiabana, o ator Liu Arruda. A exposição é composta por figurinos e adereços utilizados por Liu ao longo de seus quase trinta anos de carreira, um rico acervo que retrata parte de nossa história cultural.

Com curadoria de Juliana Capilé e Tatiana Horevicht, da Cia Pessoal de teatro, figurinos, fotografias, matérias de jornais, imagens e sons de Liu Arruda ocuparão três ambientes dentro do MISC. O público presente ainda poderá acompanhar uma apresentação de Ivan Belém – parceiro de Liu quando do Grupo Gambiarra - especialmente para o evento.

A exposição será lançada na abertura da I Convenção de Moda de Cuiabá e conta ainda com um pocket show do baixista Ebinho Cardoso, além de palco aberto para recitais e intervenções. O evento começa às 19 horas no MISC - Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, e a entrada é franca.

SERVIÇO
O Quê: Lançamento "Quarto de Vestir" – Abertura da 1ª Convenção de Moda de Cuiabá
Quando: 27 de novembro, às 19h
Onde: MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá
Quanto: Entrada franca.
Informações: www.coletivonovo.org.br e 3023-1794.

novembro 20, 2008

3º Mix no MISC aposta no hip hop e no rock caipira

Evento de artes integradas terá vários estilos e estéticas em sua programação
Se você acha que as outras duas edições trouxeram uma boa mistura do que há na cena cultural de Cuiabá, é porque você ainda não viu a programação da terceira edição do MIX no MISC. Hip hop, grafitti, música experimental, rock, audiovisual, desenho, moda e tatuagem são as artes que a Volume integra em seu Mix.Linha Dura e Mc Medrado no Festival Varadouro (AC)O Hip Hop consolida de vez sua participação nesse evento de artes integradas. E dessa vez, além de Intervenção de Graffiti e B-Boys, que já marcaram presença na última edição, teremos também o rapper cuiabano Linha Dura e ao lado de Mc Medrado, além da discotecagem do DJ Taba. André Balbino em apresentaçãoE já que estamos falando de mistura, o Balbino Trio é quem vai trazer pra gente uma coisa que não vemos sempre por aí. André Balbinho (também integrante do bando Caximir),
Amauri Lobo e Sandro Souza compõem o trio, com violão, baixo e bateria, respectivamente. A proposta desse grupo é bem diferente, já que vão explorar as possibilidades de uma viola caipira (inclusive em sua versão elétrica), traço que André talvez tenha puxado de seu bisavô violeiro.Mas o rock não foi deixado de lado. Quem aumenta o barulho do MISC no próximo dia 22 é a The Fire Fox, que talvez vocês conheçam como Nithil, antigo nome do grupo. E como o que é bom tem que continuar, a mostra de vídeos apresenta os curtas de animação do Mundo Canibal. Assim como a exposição de desenho do Num Téin!? (Thiago Dezan) e do Muzzarela Comics (André Victor), que fazem parte do Espaço Rabisco.Teremos também a exposição de moda alternativa, com as grifes Padam, Volume Grife e o Coletivo Novo, que está na organização da 1ª Convenção de Moda alternativa de Hell City. Por lá também aparece o Body Art, que estará no Mix fazendo tattoos na hora.REALIZAÇÃO - O MIX no MISC é realizado pelo coletivo Volume – Voluntários da Música com apoio de Espaço Cubo, Circuito Fora do Eixo, PADAM, Próxima Cena, Imprensa de Zine, MISC – Museu de Imagem e Som e Body Art Mato-grossense.SERVIÇOO Quê: Mix de Artes IntegradasQuando: 22 de novembroOnde: MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá.R. Voluntários da Pátria, nº75, centro.Quanto: R$3,00Informações: (65) 3023-1794 ou
volumeatendimento@gmail.com
.

novembro 15, 2008

GRUPO FÚRIA FAZ DEZ ANOS...


Neste ano de 2008, o Teatro Fúria atinge sua primeira década. Desde dezembro de 1998, o grupo propõe a criação de seus próprios métodos de encenação e produção dramatúrgica, lutando pela profissionalização do teatro no Estado de Mato Grosso e a divulgação de seus trabalhos por todo o território nacional.
Num breve histórico, realizaram:
- 12 (doze) espetáculos autorais exclusivos;
- a linguagem original e única das “Marionetes Humanas” desenvolvidas a partir da criação cenográfica da CAIXA MÁGICA;
- a re-socialização de menores infratores através do Projeto “De dentro pra Fora”;
- a organização e realização do “Primeiro Festival Nacional de Teatro de Cuiabá”;
- apresentações em 18 (dezoito) estados brasileiros por intermédio de festivais de teatro, turnês possibilitadas por projetos de circulação de espetáculos e oficinas e a participação no Projeto SESC Nacional – Palco Giratório;
O Projeto CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS – FÚRIA PRIMEIRA DÉCADA pretende realizar pelo período de 01 a 06 de dezembro de 2008 a apresentação de um mostra de espetáculos de grupos locais , proporcionar 03 oficinas teatrais proferidas pelo Teatro Fúria, montar a exposição da história do Teatro Fúria e realizar uma apresentação comemorativa do espetáculo Nepal.
O evento Circulação de Idéias, Fúria - Primeira Década é um evento de confraternização com a comunidade amante de arte em Cuiabá, pelo amor de comemorar os nossos primeiros 10 anos e comunicar a inauguração da mais nova ação do Teatro Fúria - A Escola do Teatro Fúria.
As atividades comemorativas acontecerão de 01 a 06 de dezembro.
LOCAL: ACADEMIA MATOGROSSENSE DE LETRAS

SEGUNDA 01/12
TERÇA 02/12
QUARTA 03/12
QUINTA 04/12
SEXTA 05/12
SÁBADO 06/12
Oficina Fúria 13 às 17:00



Cia MosaicoLeitura Dramatizada17:30

Mostra de Curtas Regionais17:30
Cia Thereza JoãoFião e Fiota17:30
Cia MosaicoSambalelê19:00
Cia UrielRei de Espadas19:00
Grupo TibanaréPorto19:00
Leite de PedrasA céu aberto18:00
Cia CrápulaQuando os Demônios dizem amém19:00
Teatro FúriaNepal19:00 Maracatu20:00

Além das apresentações, teremos a EXPOSIÇÃO: desempenha a tarefa de refletir a sua história – circular pelo passado e o presente, diagnosticar sua representatividade no momento mais relevante da carreira e agir de acordo com as suas conquistas. No local do evento, estará disponível do dia 01 a 19 de dezembro os seguintes materiais:Figurinos, Fotografias, Matérias Jornalísticas, Materiais Gráficos e Prêmios.
Teremos também as OFICINAS, O aprendizado realizado por intermédio de festivais e projetos de formação, workshops e oficinas, exerceu sobre o grupo a responsabilidade em repassar seus conhecimentos, experiências e métodos.
A Escola do Teatro Fúria é a nova ação do Teatro Fúria, e tem o objetivo de dividir experiências com a comunidade interessada e de aprimorar a própria linguagem do grupo. Na Inauguração da escola será oferecido 03 dos nossos laboratórios:
Interessados mandar e-mail para oficinafuria@hotmail.com para preenchimento de ficha de inscrição
1) Laboratórios para iniciação teatral:Sempre de forma muito lúdica e prazerosa, os experimentadores vão tomar contato com a mímica, a construção de personagens da comédia de l'arte, encenação de esquetes, o teatro do oprimido de Augusto Boal e a construção de cenas de modo auto-gestivo na Caixa-Mágica com suas Marionetas Humanas.
Carga horária de 25 horas
Data de Realização: 01 a 05/12
Horário: 13:00 as 17:00.
Valor: R$ 25,00
2) Laboratórios Democráticos - para artistas iniciados:Vamos experimentar o que desde pequenos nos ensinam sobre o que é democracia e como ela funciona, como a democracia é na realidade e como na realidade funciona, o que devemos fazer para a democracia ser mais eficiente no que diz respeito a promoção de justiça e o que deveria ser a democracia e como deveria ser. Após estes laboratórios o artista iniciado terá muito mais clareza da função ou disfunção do artista nas circunstâncias democráticas.
Carga horária de 25 horas.
Data de Realização: 08 a 12/12
Horário: 13:00 as 17:00.
Valor: R$ 25,00
3) Laboratórios da Dramaturgia da Árvore - Oficina de dramaturgia:Se experimentará passo a passo os métodos de construção de textos teatrais do Teatro Fúria neste últimos 10 anos, se analizará outras dramaturgias, maneiras de se explorar o subtexto e superobjetivo, experimentar-se-á a adaptação de outras obras para a linguagem de cena, e se mostrará as convenções de comunicação.
Carga horária de 25 horas.
Data de Realização: 16 a 19/12
Horário: 13:00 as 17:00.
Valor: R$ 25,00
É com essa proposta que o Teatro Fúria finaliza 10 (dez) anos de participação no cenário teatral do Brasil, acreditando que a ação comemorativa através do trabalho é o início ideal para alcançar mais 10 (dez) anos, assim como a perpetuação real para a contribuição para a arte.

novembro 13, 2008

Coletivo Maloca prepara a 3ª Edição



Por Fernanda Quevedo





Coletivo Maloca anuncia a 3ª Edição do Festival DeKebra, que ocorre no famoso Ginásio Verdinho, dia 15 de Novembro em Cuiabá. Já são três anos de superação e sucesso do festival, que chega a reunir 4 mil pessoas todos os anos.

Dekebra se destaca pela visibilidade que proporciona a Dança, e nesse ano, cerca de 12 competidores, dos mais diferenciados lugares estarão concorrendo a prêmios. Além da dança, o publico também poderá curtir exposições literárias, mostra de filmes, batalha de Freestyle, Pocket Shows, Best strick de Skate, Battle Show-campeonato e shows com vários grupos.

Veja a programação completa no Blog do Festival!

Coletivo Maloca
Projeto Maloca realiza atividades que visam aprimorar o processo de desenvolvimento humano com a proposta de reafirmar a importância do dialogo, da troca de experiência, perpetuar as manifestações artísticas, resistência cultural e instrumento de socialização e conscientização da cultura diante a sociedade que vivemos.
Seu objetivo é propagar a arte urbana e a pratica de esportes. Assim proporcionado estímulos aos artistas e atletas e ao espectador entretenimento e diversão, através de atividades criadas na rua, desenvolver habilidades e revelar talentos.

Serviço
Festival Dekebra
Dia 15 de Novembro, a partir das 14 horas, no Ginásio Verdinho.
Realização: Coletivo Maloca

novembro 07, 2008

Festival Consciência Hip Hop tem Prévia em Sinop no próximo dia 15




Defesa da diversidade Cultural, descentralização da cultura urbana, capacitação e qualificação de gestores, são os objetivos da Prévia do Festival Consciência Hip Hop, que acontece no próximo dia 15 de novembro, em Sinop.

As atrações iniciam as nove da manha, na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop – CDL, com o Consciência Seminário, que traz em sua programação, palestra sobre Bio Segurança e Saúde Pública, com o tatuador cuiabano Edson Siqueira, que e proprietário do Estúdio de Tatuagem `Dois Loco Tatto`, em Cuiabá, e realizador da primeira convenção de tatuagem no Estado.

Em seguida, o Baixista Ebinho Cardoso, também de Cuiabá, fará uma palestra destinado a artistas e produtores culturais sobre o tema `Artista igual Pedreiro`. Ebinho Cardoso é fundador da Volume, Voluntários da Musica, a qual também já realizou dezenas de festivais de musica e artes integradas em Cuiabá.

Um momento riquíssimo no Consciência Seminário, será o Encontro Regional de Cultura. Sinop esta na ponta de lança dos municípios que estão debatendo políticas públicas. Os municípios de toda região norte do estado participam do encontro, cuja pauta principal é a Eleição do Conselho de Estado de Cultura, marcada para o dia 13 dezembro do corrente ano.

Logo mais a noite, Shows de rap e rock, de grupos de Sinop Peixoto de Azevedo e Cuiabá, acontecem, no lugar Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, local que disponibilizara ainda de Stand’s dos seguintes coletivos: Secretaria de Saúde de Sinop, AFROMIR – Movimento Afro pró Igualdade Racial de Sinop, Casa Brasil e Tatuagens ao vivo com Edson Siqueira da Dois Loko Tatoo.

Confira a programação:

20:00 – Rapper Relatuz – Sinop – MT
20:30 – Grupo Expressão Suburbana – Sinop - MT
21:00 – Rapper Carlos Medrado – Cuiabá – MT
21:30 – Grupo Conexão Zumbi – Peixoto de Azevedo – MT
22:00 – Banda de Rock – HUMANÓIDES – Sinop – MT
22:30 – Batalha de Break 1x1 – Performance Dj CATATAU
23:30 – Banda LINHA DURA – Cuiabá – MT
00:30 – Dj GIO – Campo Grande – MS

novembro 05, 2008

GINCANA DO SABER A TODO VAPOR.....


Favelativa em ação lança a 1º Gincana do Saber, no qual tem o objetivo promover a diversidade a Leitura e estimular o conhecimento como chave que abre qualquer porta.

Ligia Viana (Favelativa) diz que a gincana do saber surgiu da necessidade de estar trabalhando junto às escolas o incentivo à leitura e a construção de textos literários produzido pela própria comunidade com isto criando um ambiente de jogos tradicionais de gincana entre as escolas com jogos focados na literatura.

A Gincana do Saber terá a participação de três escolas: Escola Municipal Dejane Ribeiro, Escola Municipal Sinhorinha Alves e Fundação Bradesco, as quais estão localizadas no bairro Jardim Vitória. As turmas participantes são de alunos de 4º a 6º série e cada equipe será composta por 20 alunos.

As provas da gincana serão da seguinte forma: Cultural, Busca e Esportiva.
As provas serão divididas da seguinte forma: provas Antecipadas: - Redação, e provas que acontecerão no encerramento da Gincana do Saber dia 29/11/2008, onde será divulgado o grande vencedor da Redação, e as provas da gincana para determinar qual a Escola vencedora.

De inicio foram oferecidas oficinas com participações mais que especiais dos parceiros do Movimento Pananby, Sindjor e CUFA.

Na segunda-feira (3) tivemos a participação da Jornalista e Escritora Neusa Baptista, a qual retratou a estória de seu livro “Cabelo Ruim?”, ajudando os alunos a refletir sobre sua própria história e o convívio com o meio social.

Na terça-feira (4) a Jornalista Keka Wernck palestrou com o tema “Eu sou o que penso e o que gosto”, estimulando a busca da próppria identidade e a construção para prosseguir com boas escolhas.

Na quarta-feira (5) o Estudante de Filosofia João Pé de Feijão, deu espaço a percepção, aguçando a visão do ambiente local que cada um ocupa.

No sábado (08) acontecerá a oficina “Relógio do Sol” ministrada por Guilherme com o intuito de estimular a reciclagem e o conhecimento da ciência em nosso dia a dia.

No sábado (15), acontecerá à oficina de Malabares, estreiando o professor Tiago Macedo, onde as crianças terão a oportunidade de desenvolver o acesso livre a arte circense.

A Gincana do Saber apenas na sua primeira semana já conta com apoio de doação de livros do Espaço Cubo arrecadados no Festival Calango e Livraria Paulista, brinquedos doados pela Associação de Artes e Cultura de Mato Grosso. O prêmio de 1º lugar na redação será um computador.

O Favelativa parabeniza a participação dos coletivos envolvidos na busca pela melhoria do currículo escolar os quais estão trabalhando para diminuir o índice de evasão escolar destas crianças envolvidas, lembra DJ Taba que a Gincana acabou de começar e convicto afirma que este será o inicio de vários projetos a favor da literatura viva no cotidiano periférico.

Comunicação Favelativa.
Lívia Vianna.

novembro 04, 2008

GINCANA DO SABER


Alunos da periferia de Cuiabá vão escrever a própria, estudantes de três escolas do bairro Jardim Vitória, periferia de Cuiabá, começam nesta segunda-feira (3), a escrever a própria história. Eles vão contar, em um concurso de redação, quem são, o que pensam, do que gostam e como vivem. A redação é apenas uma das provas de uma gincana muito especial articulada em parceria entre o FAVELATIVA e parceiros, que são: Movimento Jornalistas na Favela (MJF), ligado ao Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e Movimento Panamby, de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), CUFA/MT, Espaço Cubo. As ecolas contempladas são EM Dejane Ribeiro, EM Sinhorinha Alves e Fundação Bradesco. A jornalista e escritora Neusa Baptista, autora do livro "Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar", dá início na segunda, das 7h30 às 11h30, a uma rodada de oficinas que vão ajudar os alunos a refletir sobre a questão da identidade, para que depois possam escrever sobre si mesmos nas redações. Neusa vai falar sobre o livro dela, que retrata três meninas percebendo que têm cabelo afro e, a partir dessa percepção, se aceitando como são, e não como querem que sejam. Racismo é um dos temas que Neusa vai abordar na oficina. Na terça-feira (4), a jornalista Keka Werneck dará a oficina "Eu sou o que penso e o que gosto", em que buscará mostrar para os alunos que eles têm identidade e escolha própria. Que podem gostar mais de natureza ou de filmes, que podem gostar mais do azul do que do amarelo, e por conta disso vão construindo a própria identidade. Na quarta-feira (5), o estudante de filosofia da UFMT, João Pé de Feijão, fará com os alunos uma oficina sensorial, para eles perceberem o espaço onde vivem e possam sentir esse espaço, através dos cheiros, do que vêem, do que tocam e como guardam essas vivências diárias na memória e vão acumulando vivências. Após essas oficinas, os alunos terão até o dia 14 para entregar uma redação que será avaliada pelos jornalistas Neusa Baptista e Lorenzo Falcão, pela professora de Letras Luciana Xavier, pela representante do Favelativa, Adriani Sampaio, e por Priscila Xavier, do Observatório de Pesquisas, do Movimento Panamby e mestre em História. O prêmio para o autor da melhor redação será um computador. Outros participantes irão ganhar brinquedos e livros. Ainda dentro da gincana, no dia 8 será dada aos alunos a oficina "Relógio do Sol", de construção de relógios feitos com material reciclável. No dia 12, João irá voltar ao bairro para ajudar as crianças no fechamento dos textos. No dia 15, a oficina será de malabares. As outras provas da gincana serão de futebol, basquete e dança de rua, em que as próprias escolas formarão seus times. Uma das provas mais legais é a de coleta de material reciclável, para começar a construir na mente das crianças a necessidade do reaproveitamento, em todas as sociedades, e mais ainda nas empobrecidas. No dia 29, será o fechamento da gincana, com a contagem de pontos e o anúncio da mehor redação. Do início da gincana até o dia 29, os alunos irão votar e indicar qual serviço básico é o que está sendo prestado com mais precariedade no bairro. E também completarão à seguinte frase: Eu gosto do meu bairro porque... Essa mesma parceria que viabiliza agora a gincana já está articulando também outras oficinas como a de presépios e de teatro.