abril 24, 2009

CONFIRA COMO FOI CULTURATIVA

Mês de Abril, Cuiabá comemora seus grandiosos 290 anos. As comemorações marcaram esta data em lugares e ocasiões diferentes. No dia 17 o espírito das saudações desta grande festa nos levou diretamente ao bairro Jardim Vitória, onde o Favelativa em constante atividade realizou o evento Culturativa. A noite começou com os moradores chegando para as apresentações e shows, oficinas no Centro Comunitário.

Show’s:
Nas apresentações externas contamos com participações pra lá de especiais: os parceiros da Associação criança feliz do Bairro Sucuri nos sacudiram com o batuque da percussão. Foram 15 alunos coordenados pelo musico percussionista Paulo Martins (Pinguim); a dança não deixou de fazer parte, o grupo de siriri e cururu composto por 12 crianças do bairro Jardim União nos deu a graça e mostrou a alegria de sermos legítimos cuiabanos, a festa continuou com a apresentação de Anderson Alves ( Rasqueado), MC Sandrinha ( Funk ), Banda Novo Estilo e Banda Status ( Lambadão), DJ Taba (Rapper) e DJ Cleyton Marcio e Draw mixçando.




Oficinas :
As oficinas que aconteceram no percurso da noite foram muito prestigiadas e aproveitadas pelos moradores, a sensação era transformada em olhares de curiosidade.
A primeira oficina de ‘DJ’ foi coordenada pelo DJ Cleyton Marcio. Em seu conteúdo demonstrou noções básicas sobre o controle da mesa e equipamentos de discotecagem, bem como noções rítmicas de mixagem. De acordo com Cleyton, a noite foi realmente um aprendizado; o DJ acrescentou que as oportunidades de ter acesso à boa música o ajudou na escolha para ser um DJ.
A oficina de malabares, coordenada por Tiago Elison Nunes, parecia ser a mais esperada. Houve participação de 30 crianças. Foi realmente uma mágica todo o equilíbrio. Tiago ajudou a criançada a entender a complexidade de como se montar malabares de 9 bolas, um flawer stik e um suingue poy. A oficina contou com a participação de Mônica Machado e Carlos Augusto Gonçalves, também com demonstrações de como utilizar um malabares. De acordo com Tiago realmente vale a pena passar um pouco da mistura que é se utilizar de um malabares.
A oficina de Break coordenada por José Ribamar. Foi de um calor humano contagioso. Os movimentos que como sempre sincronizados levam um estilo independente próprio da dança, nos aquecendo com seu ritmo compassado. Ribamar agradeceu o convite e diz que o Favelativa está de parabéns por estar sempre trabalhando para levar lazer as comunidade.


Palestra:
E simultâneo a tudo isto acontecia em um escola do bairro Fundação Bradesco um palestra com MIN – Movimento de Inteligência Negra, sobre cultura afro na qual Cristovão Luiz, Celia Santos e o africano Geraldo Kuanda, falaram a oitenta alunos de terceiro ano as características físicas, naturais e humanas do continente africano. Realidade que é agravada pelo fato de existir uma gama enorme de estereotipo negativos produzidos durante século com a finalidade justificar uma pretensa superioridade dos conquistadores sobre a população africana.O que abril um enorme debate e reflecção o que já ara de se esperar quando se trata deste assunto.Salve a mãe áfrica.


O Movimento Favelativa fez com que as estrelas fossem os fogos que explodiram naquela noite. Comemorar com Cuiabá foi um presente.
Neste contexto a história continua e a favela escrevendo e reescrevendo parte dela.
Cuiabá está situada na porção Centro-sul do Estado de Mato Grosso, na região denominada Depressão Cuiabana. Ocupa uma área de 3.224,68 Km², estando dividida em quatro distritos: Cuiabá (sede), Coxipo do Ouro, Coxipó da Ponte e Nossa Senhora da Guia, onde aproximadamente 520 mil habitantes fazem este caldeirão funcionar. PARABÉNS grande Cuiabá!
Apoio cultural:Prefeitura de Cuiabá
Comunicação Favelativa:
Livia Viana.

Nenhum comentário: