maio 29, 2009

A África mais perto da gente


Fonte: Diario de Cuiaba

A cultura africana está na pauta dos acontecimentos nos próximos dias através de evento promovido dentro da Universidade Federal de Mato Grosso

Da Redação

Estudam na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 27 alunos africanos de cinco países do continente mais antigo de todos. Além do biotipo, eles passeiam pelo campus de Cuiabá a cultura afro, com seus cabelos e roupas e sotaques, e até os menos atentos podem identificá-los. É forte e diversa a cultura africana.

A comunidade acadêmica terá, nos próximos dias, muito mais informações a respeito da cultura africana. A família africana da UFMT articulou a “Semana de África na UFMT - Nossas Relações, nossos aprendizados”. De 28 a 30 de maio, acontecem palestras, manifestações artísticas, festa e jogos.

“É o mundo negro que viemos mostrar pra você”, conforme diz a música de O Rappa. O encerramento acontece em 6 de junho, com um jantar dançante tipicamente africano. O professor de Economia da UFMT, Gérson Rodrigues da Silva, que também é negro, está entre os organizadores do evento. Segundo ele, a intenção desta ação é óbvia: revelar essa riqueza, nossa herança.

Programação

No dia 28, das 19 às 22 horas acontece a abertura no auditório de pós-Graduação da Faculdade de Economia (FE) e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FaeCC). Após a abertura se sucedem uma apresentação cultural de dança típica da África, breve apresentação dos países africanos e palestra com o tema “Brasil e formação de quadros no âmbito dos países africanos de Língua Oficial Portuguesa”, com o professor doutor Lourenço Ocuni Cá, do Instituto de Educação da UFMT.

No dia seguinte, sexta-feira, das 19h às 22h, no mesmo auditório, mais uma apresentação de dança típica africana, novamente uma breve apresentação dos países africanos e depois a palestra “A África: o fluxo e o refluxo do aprendizado, a interação de saberes na diáspora”, com o professor doutor Mamadu Lamarana Bari, da Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia.

O evento prossegue no dia 30 na quadra poliesportiva da UFMT, das 08 às 13:30. Nesta data se sucedem apresentação cultural, desafios desportivos, roda de capoeira e trança africana. Haverá ainda um almoço das 12 às 13 horas no Restaurante Universitário, cujo cardápio será ‘Caxupa’, a feijoada de Cabo Verde.

No dia 6 de junho acontece o encerramento, com um jantar dançante a partir das 20 horas.

Nenhum comentário: