julho 10, 2009

Jovens de Periferia Buscam Parceiros Para Reforma e Estruturação de Prédio Abandonado.


Por:Por: Keka Werneck (9922-9445)
Jovens moradores do bairro Jd Victoria periferia de Cuiabá saem busca de parceiros para reforma e estruturação de prédio abandonado, para transformá-lo em centro cultural e profissionalizante.

O prédio abandonado, que fica na avenida B, em frente ao Centro Comunitário do Jardim Vitória. Esta a oito mezes servindo de ponto de consumo de droga e prostituição prejudicando assim todos os moderadores da comunidade, sendo assim ela mesma a comunidade através do movimento Favelativa decidem ocupara e tomar para si o que e
dela mesma já que se trata de um prédio publico abandonado pela antiga administração que tocava uma creche para atender crianças da comunidade.

“Queremos que um prédio abandonado seja utilizado como centro profissionalizante e centro multicultural no bairro Jardim Vitória, periferia de Cuiabá”, explica Adnilsom da Silva (DJ Taba), um dos coordenadores do Movimento.

Favelativa é um coletivo de crianças, adolescentes e jovens de periferia, que se unem para construir e reconstruir a vida, refletindo sobre as dificuldades atuais e buscando saídas juntos. O Movimento também forma para a cidadania e politização de seus integrantes.

O prédio em questão é da Igreja Presbiteriana que já concordou em cedê-lo à Associação de Moradores e Favelativa, mas, como estava abandonado, precisa de infra estrutura e reforma.
foto do espaço cultural.


“O que queremos chamar, por meio da imprensa, é justamente a atenção de possíveis parceiros”, explica Ligia Viana da coordenação Favelativa "Estamos em busca de quem acredita, assim como nós, no poder da construção de uma vida melhor para aqueles que estão à margem da sociedade. Estavam porque não estamos mais, estamos mudando isto com iniciativas como esta. Queremos fazer deste lugar um lugar de esperança e de conquista de dias melhores para novas gerações, com cultura, lazer, economia solidária e cidadania, qualificação profissional dando sustentabilidade à nossa comunidade, agregando cooperativismos e fomentado emprego e renda para todos".

O prédio contempla a comunidade e região, que tem cerca de 15 mil habitantes, conforme o Censo 2005 (IBGE).

DJ Taba acredita que essa experiência de ajuda pode transformar a vida de profissionais, que esperam justamente o sinal de que é a hora de colaborar. Muitos deles, inclusive, se formaram em universidades públicas e assumiram assim uma responsabilidade de transformação com a sociedade brasileira.
foto da rua 06 do bairro jd Vitoria.



Além da pintura, o prédio precisa também de concerto elétrico, decoração e tudo mais que pode fazer do lugar um espaço cidadão, bem lindo, no nível que essa juventude merece para dar uma resposta positiva a si mesma e ao país.

Tem muita coisa que pode ser feita no prédio, mas quem vai saber o melhor a doar são os que atuam na área da construção civil, da arquitetura, da decoração. “Precisamos também de computadores”, diz Taba.
Assista o vídeo.


Contatos:
(65)3641-3504/9602-1517 Dj Taba
(65)3023-1311/92185870 Ligia Viana
Email: favelativa.org@gmail.com / ligiafavelativa@gmail.com / djtabafavelativa@gmail.com

Nenhum comentário: