outubro 10, 2009

FEIRA DO LIVRO INDÍGENA DE MATO GROSSO



Livros ganham o Centro Histórico de Cuiabá nesta semana

Por NAINE TERENA

Cerca de 30 escritores e ilustradores, 27 estandes distribuídos entre livrarias e editoras, duas exposições e muitos livros. Esta é uma pequena amostra do que a Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (FLIMT) levará a partir da próxima terça-feira (06) ao Centro Histórico de Cuiabá.

Ocupando a Praça da República e o fundo do Palácio da Instrução, a FLIMT já chama a atenção da população com sua infraestrutura que abrigará a cultura indígena e a sua diversidade. Representantes de diferentes etnias indígenas de todo o país mostrarão um pouco mais da produção literária feita pelos próprios índios. Socializando a informação autores não indígenas também estarão presentes com publicações nos mais diferentes gêneros literários, mostrando o que vem sendo produzido nos últimos anos em todo o país. Livros acadêmicos, infantis, infanto-juvenis e adultos serão apresentados e comercializados. A Feira do Livro Indígena é um espaço aberto ao público que terá a oportunidade de entrar em contato com o mundo da leitura.

A parte indígena levará para a praça além da escrita, a oralidade, típica dos povos indígenas. Contação de histórias, pinturas corporais, saraus, shows e palestras engrandecerão esse espaço múltiplo de conhecimento. Estudantes, professores e todos aqueles que por algum motivo estiverem transitando no centro de Cuiabá, poderão gratuitamente visitar os espaços dedicados ao livro e à leitura.

Exposições como a dos bancos dos povos Xinguanos e outra em homenagem ao Marechal Candido Rondon, levarão um pouco da história e do cotidiano multifacetado do país. O contexto indígena que para muitos parecia distante da população agora se aproxima com o prazeroso auxilio dos livros.

Pelo agendamento escolar as crianças estarão em contato com o que a cultura brasileira tem a oferecer: livros, leitura e diversidade. Para brindar esse evento histórico, na manhã da terça-feira (06.10), lideranças espirituais indígenas abrirão a FLIMT com uma cerimônia espiritual voltada ao agradecimento à natureza e à sobrevivência da humanidade, assim como um pedido de proteção para o evento, que congrega a sabedoria milenar dos povos indígenas presentes, respeitando sempre a diversidade. Durante a noite a Orquestra do Estado realizará um concerto que marcará oficialmente a abertura da Feira que já é um grande espaço que difundirá o prazer de ler.

Serviço:

A Feira do Livro indígena de Mato Grosso será ralizada de 6 a 10 de outubro no Centro Histórico de Cuiabá, sempre das 8h30 às 20h. As escolas interessadas poderão participar levando grupos de alunos. Obras literárias serão comercializadas durante toda a FLIMT.

A programação pode ser acessada pelo endereço http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?cid=2989&sid=54

Nenhum comentário: