maio 27, 2010

Serra FM inaugura seu novo site




Confira: http://www.radioserrafm.org

Caderno de Pesquisa do Cinema brasileiro será lançado em Cuiabá neste sábado (29)


O Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CBPC) lança neste sábado (29.05), em Cuiabá, a obra “Caderno de Pesquisa”. O lançamento ocorrerá às 11h, durante realização do curso de capacitaçao em Jornalismo Científico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a realizar-se no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade.

A obra tem participação do pesquisador de Cinema mato-grossense, Luiz Carlos de Oliveira Borges, que escreveu um artigo onde problematiza a pesquisa de cinema no Estado e organiza suas fontes tendo por referências um inventário realizado sobre os trabalhos de conclusão de curso (TCC) da Comunicação Social da UFMT e demais áreas de linguagens.

Segundo Borges, “apesar do cinema não ter vingado como um curso de graduação UFMT, ou sequer uma disciplina, a comunidade viu proliferar uma série de pesquisas, mais de 20 trabalhos, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e dissertações, que formam um interessante campo de conhecimento sobre a cultura e a sociedade mato-grossense”.

Conforme o pesquisador do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Mattos, o organizador do trabalho, o Caderno de Pesquisas é uma publicação que está em sua quinta edição. Os primeiros números foram lançados na década de 1980 e hoje constituem peças raras em coleções, pois eles representaram um momento importante na divulgação da pesquisa cinematográfica brasileira, através da edição de trabalhos que foram fundamentais para o estudo da história do nosso cinema.

“Na década de 1980, os pesquisadores do cinema brasileiro viviam uma era bem diferente da atual, quando ainda não existiam e-mails, Google e outras ferramentas que atualmente colocam o mundo ao alcance dos dedos. As pesquisas eram feitas no papel, nas viagens e na consulta empírica aos acervos. Foi quando surgiram os Cadernos de Pesquisa, editados pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB), primeiramente com o apoio da Embrafilme. Os tempos mudaram, mas o CPCB continua a agregar pesquisadores das várias regiões do país”, comenta Mattos.

A Edição foi também realizada por Myrna Silveira Brandão, presidente do CPCB. Além de Luiz Borges, o Caderno reúne pesquisadores do país todo, como João Luiz Vieira, Selda Vale da Costa, Solange Stecz, Antonio Jesus Pfeil, Djaldino Mota Moreno, Isadora Raquel Rupp, Marinete Pinheiro e Vladimir Carvalho.

O livro contou com o patrocínio da Petrobras e incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Ele já teve um lançamento no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), por ocasião do encerramento do IV Congresso do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual.

Este número especial é dedicado à memória de José Tavares de Barros (1936-2009), um dos fundadores da entidade e idealizador dos Cadernos de Pesquisa. Dele está sendo publicado um texto original de 1978 sobre o filme mineiro Tormenta (1931). 100 edições serão distribuídas gratuitamente às instituições de pesquisas e pesquisadores mato-grossenses.

ALUÍZIO DE AZEVEDO

Assessoria de Imprensa do Inca