junho 24, 2009

Vinte anos depois, Orquestra Sinfônica da UFMT volta ao Cine Teatro Cuiabá



23 de JUNHO de 2009
Vinte anos depois, Orquestra Sinfônica da UFMT
volta ao Cine Teatro Cuiabá

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-reitoria de Cultura Extensão e Vivência (Procev), apresenta mais um concerto da Temporada 2009 da Orquestra Sinfônica da UFMT. A convite do Governo do Estado e Secretaria de Cultura, a Sinfônica da UFMT volta, depois de 20 anos, ao palco do Cine Teatro Cuiabá, recém-reformado, no próximo domingo (28), às 20 horas. A entrada é franca. Os ingressos devem ser retirados a partir das 19 horas, no dia da apresentação, nas bilheterias do Cine Teatro.

Sob a regência do maestro Fabrício Carvalho, a orquestra vai unir cinema e música com a projeção de grandes sucessos do cinema mundial e a execução das trilhas sonoras ao vivo. A Orquestra fez sua última apresentação no Cine Teatro no final dos anos 80, sob a regência de um de seus maestros titulares, Marcelo Bussiki.

30 anos de educação e cultura
Por meio da Procev, a UFMT lançou, no dia 28 de abril, no Teatro Universitário, o projeto “Memorial 30 anos”, homenageando grandes maestros, músicos e personalidades que fizeram a história da primeira orquestra sinfônica do Estado e da música de qualidade em Mato Grosso. O projeto é uma forma de homenagear Mato Grosso e sua musicalidade, no ano em que a Orquestra Sinfônica da UFMT (OSUFMT) completa 30 temporadas.

Reconhecida nacionalmente como um dos mais versáteis conjuntos sinfônicos do país, a Orquestra Sinfônica da UFMT amplia suas atividades e percorrerá o Estado em uma série de concertos nos campi de Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis -, entre outras cidades, em parceria com prefeituras, sindicatos, universidades, entre outros, levando o melhor da música de qualidade e democrática.

Fruto de um projeto visionário dos reitores Gabriel Novis Neves e Benedito Pedro Dorileo, a Orquestra teve sempre a atenção dos dirigentes que, à frente da UFMT, acreditavam na importância de um conjunto especial de música de qualidade para contribuir na formação dos homens e mulheres de Mato Grosso. Com seus concertos em praça pública, onde reuniu até 30 mil pessoas, vários mato-grossenses tiveram seus primeiros contatos com o universo da música erudita ou mesmo da música popular, com arranjos especiais que garantiam a qualidade musical necessária.

Trajetória de sucesso
O cenário musical brasileiro passou em Mato Grosso, nos últimos 30 anos, acompanhado pela Orquestra Sinfônica em concertos memoráveis no Teatro Universitário, Museu do Rio, Teatro do Liceu Cuiabano, Academia Mato-grossense de Letras, Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), dentre outros. Apresentações mágicas na Chapada dos Guimarães com Gilberto Gil, Roupa Nova, Gal Costa, Tetê Espíndola, 14 Bis, Vanguart, Macaco Bong, Linha Dura e Dj Taba, Dj Farinha, entre outros importantes artistas, estabeleceram um diferencial na história da Orquestra, possibilitando que cada vez mais a comunidade pudesse ter acesso e garantia de qualidade na sua formação musical.

A música regional teve lugar de destaque na história da Orquestra quando Pescuma, Henrique, Claudinho, Pineto, China, Novos Chorões, Filhos da Pauta, Sarau Cuiabano, Erre Som e Strauss tocaram pela primeira vez com uma orquestra sinfônica, reafirmando assim a qualidade da música mato-grossense nos mais diversos estilos. A universalidade músico–cultural foi uma marca nos últimos anos da Sinfônica.

Responsável pela montagem da primeira ópera completa em Mato Grosso, “A Flauta Mágica” de Mozart, em 2006, a OSUFMT mostra vigor quando une ritmos nunca antes pensados para uma orquestra sinfônica. A música eletrônica e o lambadão foram ouvidos pelos instrumentos do grupo em concertos que desafiaram a capacidade musical de todos no palco. Como ferramenta de educação, com o objetivo de formação de platéia e músicos instrumentistas, propõe e desenvolve projetos de iniciação e conhecimento da música de concerto, formação de platéia como o Projeto “Divina Música”, nos anos 2000 e 2003; Concertos da Paz e Natalinos, no Parque Mãe Bonifácia, além de representar Mato Grosso em outros Estados.

Quatro Maestros titulares passaram pela história da Orquestra nos últimos 30 anos: Konrad Wimmer, Marcelo Bussiki, Ricardo Rocha e Roberto Vitório. Em 2002, Silbene Perassolo foi a primeira mulher a dirigir a Orquestra, permanecendo toda a temporada. Cada um, dentro de suas características, foram condutores de um período especial para a música mato-grossense. Atualmente, está sob a batuta de Fabrício Carvalho.

Mais informações sobre o Projeto e a Orquestra Sinfônica podem ser obtidas pelos telefones (65) 3615 8121 – Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência-, e 3615 8358 - Coordenação de Cultura.
Atenciosamente,

Equipe de Redação UFMT

Nenhum comentário: