abril 13, 2011

1º de maio – Dia do Trabalhador!



Romaria dos trabalhadores será em Acorizal

Por Keka Werneck, da Assessoria de Imprensa do Centro Burnier Fé e Justiça

Será em Acorizal a 23ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras que marca o 1º de maio - Dia do Trabalhador!
Acorizal é uma pequena cidade, às margens do rio Cuiabá e fica a cerca de 50 quilômetros da capital mato-grossense.
O Fórum de Lutas Permanentes, que organiza a romaria, decidiu levar essa caminhada àquela cidade, para que crianças, jovens e adultos de regiões com características rurais também tenham a oportunidade de refletir sobre as questões do trabalho e a luta de classes.
“Vejam como vivem os trabalhadores. Eles trabalham para quê?” – essa é a palavra de ordem da romaria deste ano, que irá se concentrar na praça Nossa Senhora de Brotas, região central de Acorizal, às 9h, do dia 1º.
“Trabalhadores trabalham pelo lucro absurdo que se pretende ter hoje e isso gera distorções que não podemos aceitar”, responde o sociólogo Inácio Werner, do Centro Burnier Fé e Justiça, que coordena a organização do evento.
O tema da romaria é “Mundo do trabalho e meio ambiente”.
Na caminhada, a intenção é alertar toda a sociedade para o aquecimento do ambiente, que exigirá novas posturas no jeito de organizar as cidades, as moradias, a relação entre o cimento e as áreas verdes.
Esse tema vai de encontro à Campanha da Fraternidade 2011 que avisa: “Nossa mãe Terra, Senhor, geme de dor noite e dia. Será de parto essa dor ou simplesmente agonia? Vai depender só de nós!”.
Movimentos sociais e sindicatos organizados estão sendo chamados a participar da romaria, assim como estudantes e professores.
O trabalho escravo é um dos assuntos que serão levados para essa caminhada, uma vez que “ainda é uma realidade muito presente em Mato Grosso e sem dúvida temos que acabar com essa prática”, diz Werner. “O trabalho decente é o nosso horizonte, mas não pode tardar para chegar a cada local do nosso Estado”.
Uma outra luta trabalhista que será levada à romaria é a redução da jornada de trabalho para 40 horas.
Segundo Werner, a cidade está muito envolvida com a romaria. Em escolas, o assunto está sendo tratado em sala de aula. A coordenação da romaria vai também exibir filmes, preparando a comunidade para o evento.
Reduzir, reutilizar e reciclar são verbos que precisam ser mais do que conjugados, mas praticados no dia a dia das pessoas. É disso também que a romaria vai falar.
A romaria será palco também das demais lutas dos trabalhadores, como professores, bancários e tantos outros.


--

Keka Werneck
MTb-MT 610
(65) 9922-9445
Jornalista

"Ninguém liberta ninguém.As pessoas se libertam em comunhão". Paulo Freire

Nenhum comentário: