março 19, 2009

Pontão articulará rede de cultura em Mato Grosso

Ação Cultural em Rede propõe o mapeamento e articulação dos pontos de cultura no estado

O visionário programa Cultura Viva, implantado em 2004 pelo Ministério da Cultura viabilizou a criação de centenas de pontos de cultura em todos os estados brasileiros e Distrito Federal com os objetivos de resgatar, preservar e incentivar a cultura brasileira em toda a sua diversidade.

Entretanto um dos desafios frente aos diagnósticos obtidos a partir da implementação do programa foi a dificuldade na articulação dos mais de 650 pontos entre si. Neste sentido o MinC passou a implementar os pontões de cultura para preencher a lacuna nos estados.

Quem assumiu esta responsabilidade em Mato Grosso foi a Ação Cultural - Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso que teve seu projeto de Pontão contemplado no último edital do MinC. O Pontão Ação Cultural em Rede desenvolverá um planejamento articulado entre os pontos, para realização de um mapeamento qualitativo, além de ampliar e otimizar a difusão das ações e dos produtos gerados pelos pontos.

Atualmente Mato Grosso conta com 15 pontos de cultura, instalados em todas as regiões, desde o nortão, ao araguaia, descendo até a baixada, e tratando de assuntos de saúde indígena à cultura digital. De acordo com a Diretora Geral da Ação Cultural e coordenadora do projeto Viviene Lozi, o mapeamento proposto pelo Pontão Ação Cultural em Rede “possibilitará a obtenção de dados reais e atualizados sobre a economia gerada pelos pontos de cultura e as dificuldades encontradas no andamento dos trabalhos”.

Outro objetivo é trabalhar a qualificação de agentes culturais envolvidos nos pontos, através de cursos e oficinas de produção cultural, gerenciamento de aparelhos culturais, restauração, capacitação musical, produção em artes cênicas, web tv, web rádio e web design.

O diferencial fica por conta do lançamento de um site e uma revista para comunicação do Pontão. O site funcionará como um portal de notícias dos pontos de cultura no estado, e a revista será publicada trimestralmente trazendo em seu conteúdo reportagens, entrevistas e artigos acerca dos pontos. O planejamento ainda prevê a longo prazo a implantação de uma mostra permanente para comercialização dos produtos culturais produzidos pelos pontos.

A equipe do Pontão está quase toda fechada, faltando somente a contratação de jornalista e programador para produção do site e revista. Quem tiver interesse em preencher uma das vagas basta encaminhar seu currículo para acaocultural@terra.com.br.

Clique aqui para baixar fotos em alta resolução.

Contatos:
www.acaocultural.blogspot.com
e-mail: acãocultural@terra.com.br
tel/fax: 65 3028-6285 / 3028-6286

Nenhum comentário: