julho 21, 2010

Filme Lote 03 Será Exibido No JD Florianópolis

Dia 09 de julho de 2010 o bairro Jd Vitória recebeu de braços abertos o primeiro filme independente da periferia de Cuiabá “Lote 03”; o filme foi produzido no bairro vizinho Jd Florianópolis.
Sua primeira exibição no Centro Cultural Favelativa foi marcada por surpresa e risadas, bem recebidas pelos moradores que foram assistir a exibição os produtores participarão de uma roda de conversas onde falarão como todo se deu e os planos para os futuros projetos.
Edvaldo vinte três anos que mora no Bairro Planalto e veio curtir o filme achou excepcional a idéia, pois segundo ele desperta na comunidade o interesse nos jovens em porque não serem atores ou atrizes. “ vejo uma qualidade grande apesar da falta de recursos”diz o jovem.
Osiel uns dos produtores diz que teu pai tinha um projeto de fazer um filme, porém não teve apoio, ele juntamente com o Clelber que conseguiu a filmadora falarão; Vamos fazer!
“Osiel diz ‘durante o tempo que nos estávamos filmando nos conseguimos prender esses jovens ali com a gente participando de todo o processo.”
A pro cima exibição já esta agendada para este sábado dia vinte quatro no Bairro JD Florianópolis Escola Municipal de 1º Grau Antônia Tita M Campos.
O filme será exibindo em parceria com o projeto Quatro Estações idealizadas e produzido pela base comunitária do JD Vitoria, alem do filme lote 03 o projeto ofertara para a comunidade oficina de artes,esporte,lazer e palestras todo gratuito.

Veja como foi a exibição no Favelativa.


O que: exibição do filme Lote 03
Onde: JD Florianópolis
Horas: 09h00min da manhã
Estrada: franca
Informações: 9229-1529

julho 15, 2010

Na Luta Contra a Homofobia


Quanta intolerância!

Por Keka Werneck

Sem rodeios, saio em defesa da travesti Lilith, severamente agredida a pontapés no rosto último sábado, dia 10 de julho, no zero quilômetro, reconhecido ponto de prostituição, em Várzea Grande.

Saio em defesa dela, em primeiro lugar, por igualmente ter alma e orientação de mulher, e mulher nesta sociedade machista ainda é uma geni.

Tem melhorado com a Lei Maria da Penha, importantíssima conquista feminista, mas eu disse à Lilith:

- Para garantir os direitos da mulher, seja a forma de mulher que for, primeiro o macho ainda pergunta se a gente não fez por merecer alguma agressão, mesmo as mais brutais e patológicas.

Ela concordou. E temeu por, de vítima, se transformar em ré, nos corredores das delegacias, onde diz ter sido humilhada.

O macho nesse caso pode ser inclusive uma mulher igual à Lilith e a mim, que ainda discrimina, porque aprendeu que é assim, ou seja, reproduz o machismo como se macho fosse.

Os olhos roxos de Lilith – nossa! – me chocaram. Quanta intolerância! Quase não abriam de inchados, isso cinco dias após os pontapés.

Quem agrediu a moça foram dois rapazes. Era cerca de 8h da manhã. Ela estava assentada em frente a um motel. Já havia pedido o táxi para voltar para casa, após a noite de trabalho. De repente, chegou uma Saveiro nova, prata. Um dos rapazes ficou ao volante. O outro desceu e partiu para cima dela. Houve, portanto, premeditação. No primeiro chute no rosto, ela foi parar no jardim do motel. Depois disso, sofreu uma série de socos e golpes, arrancando sangue da vítima. Tudo muito rápido. Mas houve tempo para o segurança do estabelecimento anotar a placa. Que, agora, já foi passada à polícia. A Defensoria Pública também já sabe qual é. E o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, também. Tanto Curado quanto o defensor público Roberto Vaz Curvo foram procurados na quarta-feira (14) pela travesti e Clóvis Arantes, histórico militante do movimento LGBTT em Mato Grosso. Para quem ainda não sabe, essa sigla quer dizer lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Toda hora muda, porque outras orientações vão pedindo para ter visibilidade, mas acredito que essa é a nomenclatura que está valendo agora. Clóvis é do Grupo Livremente. Ele lamenta que, em mais de uma década, desde quando engajou nesta luta, nunca viu uma investigação sequer, envolvendo homofobia, chegar ao fim, nem quando os casos atingem pobres, nem classe média, nem ricos. Nos últimos dois meses, diz ele, foram registradas oito agressões desta natureza na Grande Cuiabá. Os casos mais graves chegam ao óbito. Segundo ele, está muito estranha essa história de agora. Havendo a placa do carro, porque ninguém informa quem é o dono desta Saveiro? Seria filho de alguém com dinheiro, poder ou ambos?

Homofobia é aversão aos que têm orientação sexual diferente da hetero.

Lilith é presidente da Associação Mato-grossense das Travestis. Conhece seus direitos, como trabalhadora, como cidadã. Também milita em defesa do direito à homossexualidade, para que o assunto saia do escuro e as pessoas possam assumir suas vidas, sem vergonha. E principalmente em segurança e na paz.

Este não é um assunto fácil. A gente tem preconceitos, dificuldades. Mas o respeito com o outro e a outra é um bom começo para tudo.

Uma sociedade avança quando contempla e valoriza as diferenças, de gênero e todas as outras.



Keka Werneck é jornalista em Cuiabá

(keka.werneck@gmail.com)

julho 08, 2010

Favelativa Apresenta Lote 03 o Filme.


Uma produção independente marcada pela força de vontade e insistência de seus idealizadores, produzido por Clelber Simões e Osiel Martins ambos moradores do Bairro Florianópolis em Cuiabá MT.
A ideia foi fazer um filme a moda antiga, contando com mais de 6 anos de pre produção, o fascínio por cinema e filmes de terror antigo levou a decisão de fazer da primeira produção um terror de estilo trash com todas suas características; o inicio só foi possível graças a um presente: uma simples câmera filmadora dada pela mãe de um dos produtores, a partir daí com o apoio de moradores que partilham da vontade de fazer cinema na comunidade, derão inicio as filmagens. Acreditaram no sonho e na própria capacidade com muita insistência,pesquisa e criatividade surgi o primeiro filme feito na periferia de Cuiabá fica Lote 03.
um filme de ficção cientifica !
A filmagem foi cercada de diversão e contou com muito profissionalismo de todos os atores e equipe técnica num total 40 pessoas todos moradores do bairro Florianópolis, as cenas foram gravadas aos domingos no próprio bairro salva algumas cenas que foram feitas em uma casa abandonada na estrada da Guia, gentilmente cedida para gravações.
Um ano de filmagem, jovens que ti verão sei primeiro contato com artes cênicas e cinema descobrirão um mundo de possibilidades, o resultado um filma de cinquenta minuto titulado de Lote 03 .

Em busca de dar visibilidade e fomentar o grupo prepara uma exibição e lançamento do filme, no pro cimo dia 09 sexta feira no Centro Cultural Favelativa na avenida B esquina com a rua 9 bairro JD Vitoria as 19:00 horas entrada franca. vale apena conferir o que se pode fazer com uma câmera na mão e uma ideia na mente.


LOTE 03 :aseado em uma ficção científica, onde um milionário
louco aficcionado por guerra, contrata um cientista a peso de ouro, para
concretizar suas sandices, com o objetivo de criar um soldado perfeito. Porém
o cientista Dr. Dalson tendo êxito em suas pesquisas, foge com todo o projeto
para o lugar mais improvável que o procurariam:
- País: Brasil;
- Estado: Mato-Grosso;
-Cidade: Cuiabá;
- Bairro: Jardim Florianópolis;
- Em sua nova residência! LOTE 03.
Só que ele não esperava que Jhones, um ex-militar que nada sabia da história,
e o misterioso... El Policia del diablo atravessassem seu caminho.
Nem Deus imagina o que poderá acontecer nesta insana aventura!

O que: Lote 03 o filme
Quando: 09/07/2010 sexta feira
Onde: Centro Cultural Favelativa na avenida B esquina com a rua 9 bairro JD Vitoria
Horas: 19:00
Quanto: Entrada franca