setembro 20, 2011

Festival de Cinema: Cinco produções de sucesso estão na Mostra Competitiva de Longa-metragem



O Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato) está no processo de seleção das produções para a 18ª edição, que ocorre entre os dias 24 e 30 de outubro, no Cine Teatro Cuiabá, mas já anunciou os filmes que irão compor a Mostra Competitiva de Longa-metragem. São cinco grandes produções, que estão arrancando elogios da crítica e aplausos do público pelas salas de cinema Brasil a fora. São eles: “Estamos juntos”, de Toni Venturi, “Hoje”, de Tata Amaral, “Mãe e Filha”, de Petrus Cariry, além dos documentários “Hollywood no Cerrado”, dos cineastas e professores Tânia Montoro e Armando Bulcão, e Copa Vidigal, de Luciano Vidigal.



“Estamos Juntos”, um dos melhores filmes brasileiros de 2011 é estrelado por Leandra Leal, Cauã Reymond e Dira Paes. Tem como protagonista uma jovem médica ligada ao movimento social dos sem-teto na cidade de São Paulo. Enquanto ajuda os militantes do movimento, a jovem descobre estar com uma doença grave, o que a obrigará a rever sua vida.



Diretor de filmes como Latitude Zero, Cabra-Cega e Rita Cadillac - A Lady do Povo, Toni Venturi realiza com esta produção o seu trabalho mais maduro, recebido pela crítica como uma declaração de amor à cidade de São Paulo. Além da qualidade de seu elenco (com destaque para a protagonista Leandra Leal e Cauã Reymond, que interpreta um personagem gay), impressionam as várias sequências que mostram a capital paulista do alto, captando com grande beleza o conglomerado de prédios e pessoas da metrópole.



Denise Fraga, premiada como melhor atriz nos festivais de Brasília, Gramado e Havana, e o uruguaio César Troncoso, protagonista de “O Banheiro do Papa”, lideram o elenco de “Hoje”, o novo longa-metragem da diretora Tata Amaral, também rodado em São Paulo.



No filme, que tem roteiro baseado no livro "Prova Contrária", de Fernando Bonassi, Denise interpreta Vera, uma ex-militante política. Com o reconhecimento da morte do marido, Luiz, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar brasileira (1964-1985), a personagem recebe indenização e pode comprar um sonhado apartamento próprio. Porém, quando finalmente consegue tocar sua vida para frente e libertar-se desta condição de “suspensão” em que viveu durante décadas, seu marido reaparece para assombrá-la. O reencontro transforma-se em um acerto com o passado.



Completam o elenco de “Hoje” João Baldasserini (do filme “Linha de Passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas, e da telenovela “Tempos Modernos”), Cláudia Assunção (revelada no longa “O Sol do Meio Dia”, de Eliane Caffé), Lorena Lobato (“O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, e “Hotel Atlântico”, de Suzana Amaral) e o jovem ator Pedro Abhull.



Já “Mãe e Filha”, do diretor cearense Petrus Cariry, conta a história de duas mulheres, que depois de uma longa separação, se encontram no Sertão, entre ruínas e lembranças. O destino da filha nega o sonho da mãe. O passado é um círculo que aprisiona os vivos e os mortos. A filha quer romper, mas as sombras espreitam.

O longa foi o grande vencedor da 21ª edição do festival de cinema ibero-americano Cine Ceará ao conquistar cinco prêmios, entre eles o de melhor filme. Além do prêmio principal, também levou os de melhor roteiro, melhor som, crítica e BNB de melhor produção de temática nordestina.



Documentários – Para completar, o curador da Mostra, Luiz Borges, elegeu dois excelentes documentários: “Hollywood no Cerrado”, dos cineastas e professores Tânia Montoro e Armando Bulcão, e Copa Vidigal, de Luciano Vidigal.



O primeiro retrata a história da ocupação do Centro-Oeste recuperando informações inéditas tanto do ponto de vista ambiental quanto da história cultural e regional. Narra as transformações culturais, econômicas e socioambientais que decorrem da chegada do carro, trem, telefone, rádio, imprensa, cinema e da televisão, no contexto do multiculturalismo que singulariza a chegada dos imigrantes movidos pelo ideal da fortuna, fartura e felicidade. Conta a trajetória do cinema em Goiás e das atrizes e personagens que aqui viveram como Joan Lowell, Mary Martin, Larry Hagman, Gilbert Adrian, Eliane Lage, dentre outros.



“É a história de Mary Martin, diva do cinema americano, que nos anos 50 quis fazer de Anápolis um grande pólo produtor de cinema”, comenta Borges.



Em “Copa Vidigal”, o diretor se inspirou na seguinte história: Em 1997 o morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, vivia em clima de guerra devido às constantes disputas entre traficantes de droga locais e os da favela da Rocinha. Os tiroteios quase diários não permitiam muitas oportunidades de diversão aos habitantes do morro. Cypa, professor e líder comunitário, teve a ideia de organizar um campeonato de futebol com equipas de várias favelas, procurando assim estabelecer um clima de paz.



O carioca Luciano Vidigal é ator e professor de teatro e também realizador de cinema e teatro. Produziu um dos episódios da longa-metragem “5x Favela, Agora Por Nós Mesmos” e recebeu prêmios em vários festivais pelo seu filme “Neguinho e Kika”. Como ator, participou em filmes como “Tropa de Elite 2”, “Orfeu” e “Cidade de Deus”.



Borges destaca que a programação contará ainda com 12 curtas-metragens, 8 vídeos, 4 vídeos para internet, 4 para celular, 3 vídeos mato-grossenses e 5 vídeoclips mato-grossenses, que serão selecionados por meio de uma comissão formada por produtores, técnicos e professores da área audiovisual em Mato Grosso. “Nossos esforços estão concentrados em promover um bom festival, com filmes que representem toda a qualidade e o profissionalismo da produção audiovisual brasileira”, ressalta, acrescentando que, além disso, o evento se coloca como uma plataforma para que o setor discuta o desenvolvimento do setor, onde se promova encontros e oportunidades de negócio e troca de experiência.



Promovido pelo Instituto Cultural América (Inca), o festival conta com patrocínio da Petrobras, Governo do Estado do Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Cultura, Fundo Estadual de Fomento à Cultura, Governo Federal, Ministério da Cultura e Secretaria do Audiovisual. Possui ainda parceiros estratégicos como a Universidade Federal de Mato Grosso e a Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso.





Informações: 3624-4372

Nenhum comentário: