setembro 22, 2011

Favelativa e Capuerê – Consciência Cultural


RAÍZES AFRICANAS

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.

NO BRASIL

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, em 1930 um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.
Depois de cerca de 300 anos de história no Brasil, a capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro. A proposta do registro foi aprovada em 17 de julho de 2008, em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em Salvador. A iniciativa de tombamento faz as coisas não desaparecerem, fica um registro importante e as pessoas tomam consciência da importância da cultura local.

Capoeira vira patrimônio cultural brasileiro

A capoeira se tornou patrimônio cultural brasileiro. O registro desta manifestação cultural foi votado em Salvador, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que é constituído por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimônio nacional.

CAPUERÊ E FAVELATIVA
Em setembro de 2010 o grupo de capoeira Capuerê firma uma parceria com o movimento Favelativa fazendo do Espaço Cultural localizado na Av. “B”, esquina com a Rua 09 no bairro Jardim Vitória um pólo de capoeira na Região Norte da cidade.

O professor graduado Nelson César da Silva “Mestre Fú” iniciou com quatro alunos e hoje um ano depois o grupo conta com mais de quinze alunos, entre jovens e crianças o professor faz história, propagando uma cultura antes marginalizada e hoje reconhecida como esporte nacional.

Com as aulas de capoeiras os alunos têm palestras que ajudam a entender melhor suas origens, e tem contribuido para a qualidade de vida da comunidade, dando suporte para que os/as alunos/as do projeto de valorizem e construam um futuro melhos, o grupo vem crescendo e fazendo várias apresentações pelo estado, e agora se preparam para o seu primeiro batizado, que será realizado em outubro de 2011.

participam do grupo a 2 anos:
Arondina rosa.
Jose villela da Silva.
Bernadino Santiago.
andrea Maria da Silva.
Leopoldo siqueira.
Jucimare Morais Silva.
geisiane Aparecida.
geison Rodrigo Silva.
Rosemeri oliveira Silva.
Denilson pereira.

Nenhum comentário: