junho 21, 2009

IV HIP HOP SEM FRONTEIRAS 2009.





Acontecerá no período de 03 a 05 de julho no município de Oiapoque no Estado do Amapá, o IV HIP HOP SEM FRONTEIRAS, com a participação dos grupos de Macapá Santana, Pará, e Guiana Francesa e outros.

O município de Oiapoque fica a 590 km de distância de Macapá. Com aproximadamente 13 mil habitantes, está localizado no extremo norte do Estado do Amapá e do Brasil, fazendo fronteira com a Guiana Francesa, além de estar próximo da região caribenha.

O projeto cultural HIP HOP SEM FRONTEIRAS, surgiu com a proposta de difundir a cultura Hip Hop no Estado do Amapá, contribuir para a redução do índice de violência no estado do Amapá, favorecendo o intercâmbio cultural entre as comunidades Amapaense, e estados do Norte e Nordeste e Países vizinhos. Após sua primeira edição realizada em julho de 2006, criou-se vários grupos de dança de rua (b.boy), naquela região, e estimulou o surgimento de um canal de comunicação entre os grupos tornando-se um dos principais encontros de juventude que ocorre na Região Norte nos últimos anos, onde b.boys se confrontam num verdadeiro duelo. Em 2007 e 2008 o evento ganhou maior visibilidade, passou a contar com maior numero de pessoas envolvidas; a expectativa esse ano é levar em torno de 160 cento e sessenta pessoas, vários grupos irão competir, mais somente um sairá vencedor com o prêmio de R$ 5.000,00 cinco mil reais, e R$ 2.000,00 dois mil reais será dado ao melhor b.boy na batalha individual. A expressão "batalha" significa o confronto entre as equipes, sem contato físico, gestos obscenos e sem palavrões, é algo muito criativo e dinâmico, é como se fosse uma espécie de campeonato.

Dezenas de jovens, crianças e adolescentes se preparam para a batalha, grupos como MCDA B.boys, Macapá Break, Movimento Negro, Afro B.boys, Nova Geração Afro, Estilo Break e DFT da Guiana Francesa já estão confirmados. Os jurados serão: Alex, Bytou, bboy By, Lamine da França e N`s Zabelle Q`Num da Guiana Francesa, durante o evento haverá venda de CD`S, DVD`S de b.boys, além de exposição de fotos e show cultural, diz Guinho atual Presidente da FADRO-Federação Amapaense de Dança de Rua Original.

O projeto cultural, é desenvolvimento pela companhia de Dança de rua Amapá B.Boys – Macapá Break em parceria com o Instituto Jovens Livres, e a FEDERAÇÃO AMAPAENSE DE DANÇA DE RUA ORIGINAL/B.BOYS E B.GILRS. Sabe-se que a cultura HIP HOP e os participantes são discriminados pela sociedade por dançarem de maneira diferente, e por fazer criticas a sociedade em que se vive. No município de Oiapoque, o poder aquisitivo da população é baixo, principalmente as que vivem nos bairros mais distante do centro comercial do município. Podemos dizer que é baixa a oferta de atividades de lazer e cultura para essas pessoas.

Com isso levamos para as comunidades mais carentes os elementos que formam a cultura Hip Hop como a Dança de Rua (b.boy - break boy) garoto que dança no break da musica, Rap - Mc, Grafite, Dj e a Consciência, através disso descobrimos um modo de levar ás comunidades da cidade um trabalho cultural de alto nível e perfeitamente integrado às condições da região.

Através da cultura HIP HOP, o projeto, promove, cidadania e inclusão social.

Para Participar deste maravilhoso evento é preciso que os grupos de b.boys e b.girls (dançarin@s) façam sua inscrição pelo e-mail macapabreakap@gmail.com até o fim do mês de junho, para confirmar a sua participação no evento.




Programação

Período de 03 a 05 de julho de 2009


Dia: 02 quarta às 16:00 - Saída para Oiapoque/ com coletiva com impressa.

Local: Casa do artesão


Dia: 03 quinta às 18:00 – Show Cultural e Freestyle

Local: Praça Elcindo Rodrigues


Dia: 04 sexta às 08:00 - Atividades

19:00 - Show de Equipe e Batalha individual de b.boys

Local – São Jorge



Dia: 05 domingo às 08:00 - Atividades

19:00 - Batalha na Fronteira de Crew

Local: Praça Elcindo Rodrigues


Pelas manhãs serão ministradas palestras, seminários, oficina de hip hop, e rádio comunitário.


Coodenador geral do evento: Guinho b.boy e Pr. Orivaldo

Contato: 911191130/99620486

Nenhum comentário: