março 04, 2009

TURISMO ECOLOGICO


Crianças da periferia visitam nascentes do rio Cuiabá
De onde vêm as águas do rio Cuiabá? Essa é apenas uma das perguntas que 150 crianças, do bairro Jardim Vitória, periferia da capital, vão saber responder apartir de quarta-feira (4.3). Essas crianças estudam na Escola Estadual Orzina Amorim Soares, que fica no mesmo bairro, onde elas moram. E fazem parte do projeto Favelativa
, uma iniciativa comunitária, de luta pela melhoria de vida dos moradores da região. Num passeio turístico, elas serão levadas às nascentes do rio, que ficam na comunidade. A iniciativa tem o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que vão ajudar na segurança dos estudantes.
"As nascentes estão poluídas, é muito lixo, muito esgoto", lamenta o DJ Taba, responsável pelo projeto Favelativa. "Mas a criança é um primeiro passo, porque está em etapa de formação. Sem formar a criança, é difícil atingir às famílias delas, no sentido de conseguirmos uma mudança de comportamento, com relação à conservação ambiental", diz Taba.
Daquelas nascentes ao rio Cuiabá. As crianças poderão perceber o percurso das águas, as mesmas que chegam em suas residências, e que nos servem para lavar as mãos, fazer o alimento, vivificar as plantas, etc.
Um grupo de 75 crianças saem de manhã, às 7h, da sede do Favelativa, que fica nos fundos da E.E.Dione Augusta, no Jardim Vitória. À tarde, às 14h, uma nova leva de crianças seguirá rumo às nascentes.
Durante o passeio, Taba explica que as crianças vão receber várias informações sobre meio ambiente. Sempre acreditando que, conforme disse o poeta alemão Bertold Brecht, "não há mal que não se mude".

Informações: DJ Taba (9602-1517)
http://www.favelativa.blogspot.com/

** FAVELATIVA - em setembro de 2008 se emancipa como uma entidade sem fins lucrativos com objetivo de promover desenvolvimento humano nas comunidades onde atua em Cuiabá Jardim Vitória e região. Promovendo ações e atividades voltadas para a educação cultural, politização e a valorização do ser humano dando-lhe a oportunidade de construir nova caminhada.

Nenhum comentário: