fevereiro 13, 2012

Exame Supletivo está com inscrições abertas para Sistema Prisional


No período de 9 a 20 de abril, as pessoas que estiverem cumprindo medidas restritivas de liberdade em Mato Grosso poderão se inscrever para a realização das provas do Exame Supletivo da Educação Básica do Ensino Fundamental e Médio nos Sistemas Penitenciário e Socieducativo.

As provas organizadas por área de conhecimento serão aplicadas no Sistema Penitenciário e unidades socioeducativas nos dias 4 e 5 de junho. Nas unidades socioeducativas localizadas no interior do Estado as provas serão aplicadas apenas no dia 4 de junho de 2012.

Conforme o Edital 001/2012, publicado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado com data de 10/2, poderá se inscrever o candidato que na data da prova tenha idade igual ou superior a 15 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior. Para o Ensino Médio poderá se inscrever o candidato que na data da prova tenha idade igual ou superior a 18 anos.

As provas do Ensino Fundamental e Médio, por área do conhecimento, constam de 30 (trinta) questões objetivas e o peso equivalente para cada questão corresponde a 0,33 (trinta e três décimos), totalizando 10,0 (dez) pontos.

A divulgação dos gabaritos será feita pelo endereço eletrônico www.seduc.mt.gov.br, no dia 18 de junho e a divulgação oficial dos resultados será publicada no mesmo endereço eletrônico, 60 dias após a realização da última prova.
Capacidade de Atendimento

Para as Unidades Penitenciárias o número de candidatos por sala, preferencialmente, deve ser de 30 (trinta) candidatos. Para Unidades Socioeducativas o número de candidatos por sala não poderá ser superior a 15 (quinze) candidatos.

Clique aqui e leia a íntegra do Edital

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

fevereiro 10, 2012

Famílias ameaçadas de despejo temem ser vítimas do ‘Pinheirinho 2’




Moradores do assentamento Jardim Canãa, na região do Grande Parque Cuiabá, em área urbana da capital, estão ameaçados de despejo. Há 2 anos e meio, 266 famílias em situação de grave dificuldade financeira ocuparam o terreno. Em outubro do ano passado, foram surpreendidas por uma decisão judicial, que dá reintegração de posse a um suposto dono da área, Armindo Sebba Filho. Diante da truculência em Pinheirinho, São Paulo, onde houve desocupação violenta que repercutiu em todo o país, o Jardim Canãa está se organizando para evitar que ocorra o mesmo aqui.

A maioria das pessoas que estão vivendo lá são mães solteiras e desempregados que não aguentavam mais pagar aluguel.

A decisão pela reintegração de posse em favor de Sebba Filho é da juíza Vandimara Galvão Ramos Paiva, titular da 21ª Vara Cível de Cuiabá.

Os moradores entendem que ele é suposto dono porque há contradições sobre quem seja proprietário da área. Uma outra pessoa teria levado documentos se apresentando como titular da terra. Os moradores também especulam que cinco irmãos estariam brigando na justiça pelo terreno. Independente de quem seja o real dono, as famílias querem negociar a terra e não serem despejadas de lá.

Em outubro, quando ficaram sabendo do possível despejo, protestaram publicamente, trancando avenida próxima ao bairro e também em frente à Defensoria Pública de Mato Grosso. Participaram homens, mulheres, idosos e crianças. Por isso, a Polícia Militar conseguiu dispersar o ato rapidamente. A PM disse aos moradores, conforme eles contam, que só poderiam se manifestar se pedissem autorização.

A camareira desempregada Valdirene Marcelino Santana, 42 anos, mãe solteira de duas filhas, de 23 e 13 anos, uma das lideranças comunitárias no local, disse que, naquela época, a polícia já reagiu com violência, como se fosse crime se manifestar. “A gente está tentando brigar na justiça pelo nosso direito à moradia. Mas a gente fez uma coisa improvisada, nem sabe direito como fazer um protesto. Daí a polícia chegou, as pessoas já ficaram com medo, já chegou a Rotam com uma super ignorância, já na pressão, já armados, com cassetete...Nessa hora a gente tem que manter a calma, mas é difícil”.

A maioria das casas no Jardim Canãa são de alvenaria, embora tenha algumas de madeirite e alguns barracos de lona preta. No assentamento, não tem água nem energia elétrica. As ruas não são pavimentadas e, nessa época do ano, viram “pura lama”.

Valdirene afirma que os moradores ainda não foram intimados e, portanto, não podem sofrer despejo até que isso ocorra. É o que a informou um advogado solidário à causa.

De acordo com os moradores, a situação já foi informada ao Governo do Estado e à Prefeitura de Cuiabá.

Informações: Val (9229-6570) e Careca (9956-0986)
--

fevereiro 02, 2012

Lixo não é livro para doação e biblioteca comunitária não é lixão

por Alessandro Martins

Algumas coisas que você precisa saber antes de doar livros para uma biblioteca, comunitária ou não:
os livros servem para serem lidos: se eles não estão em condições físicas para você ler (faltando páginas ou se desmanchando), do mesmo modo, não servirão para outras pessoas; há situações em que não é possível restaurar ou recuperar o livro; infelizmente, mesmo livros às vezes tem que ir para a reciclagem
livros didáticos são ótimos: para escolas; e se estiverem atualizados; algumas bibliotecas comunitárias aceitam esse tipo de livro, mas se informe antes
procure também se informar se a biblioteca comunitária aceita livros técnicos; muitas vezes esse tipo de livro não atende o tipo de serviço que a biblioteca oferece
E, absurdo ter de dizer, mas vamos lá:

lista telefônica não é livro: vale para assemelhados a listas telefônicas.
Doação é um ato de amor e desprendimento.

O melhor livro para doar é aquele que você daria a um amigo, emprestado ou de presente. Doação não é algo que não serve para nada ou que está ocupando espaço ou algo de que gostaríamos de nos livrar simplesmente.

Doação não é lixo.

Alguém pode sugerir: os responsáveis pela biblioteca deveriam encaminhar esses livros inutilizáveis para a reciclagem. Desculpe-me, mas os responsáveis pelas bibliotecas já tem trabalho suficiente. O encaminhamento para a reciclagem ou para outro fim menos definitivo deve ser responsabilidade do antigo dono dos livros.

Escrevi isto depois do desabafo da Daniele Carneiro, uma das responsáveis pela Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa – que atende leitores em plena floresta atlântica, no litoral paranaense, emprestando livros sem prazo de devolução e promovendo a leitura em uma comunidade que, de outra forma, não teria acesso a livros.

fevereiro 01, 2012

MinC publicou primeiro edital de 2012 do Programa Intercâmbio e Difusão Cultural


Caroline Borralho, Ascom/Sefic/MinC

ampliarDivulgação

O Ministério da Cultura (MinC) publicou hoje (27), no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 13 a 17), o Edital nº 1/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). Com investimentos de R$ 3,3 milhões, a seleção contempla viagens que ocorrerão entre abril e setembro de 2012. As inscrições para viagens no mês de abril vão até o dia 12 de março.

Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

Para o secretário da Sefic,Henilton Menezes, a iniciativa é imprescindível para o desenvolvimento do setor cultural brasileiro porque promove a possibilidade de vivências dos artistas no Brasil e no exterior. “É uma iniciativa que promove a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira em todas as áreas culturais, desde as artes cênicas, a memória, o movimento social negro e o patrimônio museológico, até as novas mídias, o design, os serviços criativos e a diversidade cultural”, disse Menezes.

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC cultura.gov.br. Os participantes devem ter uma das seguintes finalidades: apresentação de trabalho próprio; residência artística e de gestão; cursos de capacitação; ou participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido, como premiações e homenagens.

Viagens previstas para:

Encaminhamento das solicitações até:

Abril
12 de março de 2012

Maio
30 de março de 2012

Junho
16 de abril de 2012

Julho
30 de abril de 2012

Agosto
31 de maio de 2012

Setembro
2 de julho de 2012


Confira o Edital de Intercâmbio: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/01/Edital-de-Interc%C3%A2mbio-1-20121.pdf

Minc lança Edital Mais Cultura


O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançará no dia 1° de fevereiro, em Salvador, o Edital Mais Cultura – Microprojetos do Rio São Francisco. A fim de contemplar trabalhos de artes cênicas e visuais, expressões populares, audiovisual, literatura, moda e música, o Edital atingirá um total de 115 municípios do Estado da Bahia.

O programa que agora chega à capital baiana abrange 504 municípios que integram a Bacia do Rio São Francisco (segundo dados adotados pela Codevasf) dos estados da Bahia, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. A ação que atingirá a 15 milhões de pessoas representa a continuidade dos Microprojetos realizados pelo Mais Cultura na região do Semiárido e na Amazônia Legal.

O Edital é um diálogo que inclui o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco que inclui a Funarte/MinC, o Ministério do Meio Ambiente e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)/Ministério da Integração Nacional. Com o lançamento, o presidente da Funarte, Antônio Grassi e a ministra de Cultura, Ana de Hollanda, esperam enriquecer o diálogo institucional entre as esferas do Governo, contribuindo diretamente para o fortalecimento do pacto federativo.

Perspectiva - Entre as metas do programa estão o apoio a projetos artísticos e culturais de baixo orçamento fixando a mão de obra local, a sustentabilidade econômica das populações através de produtos culturais, a descentralização da política de fomento para a produção artística e sociocultural e o estímulo à cidadania cultural. Os recursos destinados ao Edital são de R$17 milhões. As propostas devem ser feitas por jovens entre 17 e 29 anos ou beneficiar a este público. Serão concedidos 1.050 prêmios no valor de R$ 15 mil.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas mediante o envio do material solicitado por meio dos Correios. Os documentos exigidos, bem como o endereço de correspondência, estão descritos na minuta do edital, onde também se encontra o detalhamento de suas condições. As informações podem ser consultadas no site www.funarte.gov.br.

Serviço

O quê: Lançamento do Edital Microprojetos do Rio São Francisco
Quando: 01 de fevereiro de 2012
Horário: 19h
Onde: Palácio da Aclamação
Endereço: Avenida Sete de Setembro , nº 1.330, Campo Grande, Salvador – Bahia

Fonte: Ministério da Cultura