novembro 05, 2008

GINCANA DO SABER A TODO VAPOR.....


Favelativa em ação lança a 1º Gincana do Saber, no qual tem o objetivo promover a diversidade a Leitura e estimular o conhecimento como chave que abre qualquer porta.

Ligia Viana (Favelativa) diz que a gincana do saber surgiu da necessidade de estar trabalhando junto às escolas o incentivo à leitura e a construção de textos literários produzido pela própria comunidade com isto criando um ambiente de jogos tradicionais de gincana entre as escolas com jogos focados na literatura.

A Gincana do Saber terá a participação de três escolas: Escola Municipal Dejane Ribeiro, Escola Municipal Sinhorinha Alves e Fundação Bradesco, as quais estão localizadas no bairro Jardim Vitória. As turmas participantes são de alunos de 4º a 6º série e cada equipe será composta por 20 alunos.

As provas da gincana serão da seguinte forma: Cultural, Busca e Esportiva.
As provas serão divididas da seguinte forma: provas Antecipadas: - Redação, e provas que acontecerão no encerramento da Gincana do Saber dia 29/11/2008, onde será divulgado o grande vencedor da Redação, e as provas da gincana para determinar qual a Escola vencedora.

De inicio foram oferecidas oficinas com participações mais que especiais dos parceiros do Movimento Pananby, Sindjor e CUFA.

Na segunda-feira (3) tivemos a participação da Jornalista e Escritora Neusa Baptista, a qual retratou a estória de seu livro “Cabelo Ruim?”, ajudando os alunos a refletir sobre sua própria história e o convívio com o meio social.

Na terça-feira (4) a Jornalista Keka Wernck palestrou com o tema “Eu sou o que penso e o que gosto”, estimulando a busca da próppria identidade e a construção para prosseguir com boas escolhas.

Na quarta-feira (5) o Estudante de Filosofia João Pé de Feijão, deu espaço a percepção, aguçando a visão do ambiente local que cada um ocupa.

No sábado (08) acontecerá a oficina “Relógio do Sol” ministrada por Guilherme com o intuito de estimular a reciclagem e o conhecimento da ciência em nosso dia a dia.

No sábado (15), acontecerá à oficina de Malabares, estreiando o professor Tiago Macedo, onde as crianças terão a oportunidade de desenvolver o acesso livre a arte circense.

A Gincana do Saber apenas na sua primeira semana já conta com apoio de doação de livros do Espaço Cubo arrecadados no Festival Calango e Livraria Paulista, brinquedos doados pela Associação de Artes e Cultura de Mato Grosso. O prêmio de 1º lugar na redação será um computador.

O Favelativa parabeniza a participação dos coletivos envolvidos na busca pela melhoria do currículo escolar os quais estão trabalhando para diminuir o índice de evasão escolar destas crianças envolvidas, lembra DJ Taba que a Gincana acabou de começar e convicto afirma que este será o inicio de vários projetos a favor da literatura viva no cotidiano periférico.

Comunicação Favelativa.
Lívia Vianna.

Nenhum comentário: